A homilia foi dita na missa em honra a São Joaquim no dia 25 de julho pelo padre José em Igaraçu do Tietê. Confirão no vídeo:
sábado, 31 de julho de 2010
segunda-feira, 26 de julho de 2010
26 dia de São Joaquim e Santa Ana padroeiro da nossa paróquia
Postado por Grupo CLL às 19:54São Joaquim
São Joaquim, pai de Maria | |
---|---|
Festa litúrgica | 26 de Julho |
Portal dos Santos |
- Nota: Este artigo é sobre o santo católico. Para município brasileiro, veja São Joaquim (Santa Catarina). Para outros significados, veja São Joaquim (desambiguação).
São Joaquim ( latim Ioachim, e este do hebraico Preparação de Javé): (Jerusalém, 88 a.C.-8 a.C.) foi pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo.
Os dados biográficos que sabemos sobre os pais da Bem Aventurada Virgem Maria foram legados pelo Proto-Evangelho de Tiago, obra citada em diversos estudos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.
São Joaquim pertencia à família real de Davi, e era parente próximo de São José, sendo que os padres bolandistas, que dirigiram a publicação da Acta Sanctorum de 1643 a 1794, afirmam em seus estudos que São Joaquim era irmão de São José.
Os estudiosos e historiadores, afirmam com base em documentos antigos, que Joaquim, cujo nome vem do hebraico e significa: preparação de Javé era um homem de posses, descendente direto do rei Davi e parente próximo de São José, que veio a ser esposo de Maria e pai terreno de Jesus.
Diz-se que São Joaquim fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas, Sant’Ana, sua mulher já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para orar e meditar. Tiago diz um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida de Maria.
O casal teria sido residente em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., segundo a tradição cristã teria lhes nascido uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa Senhora, Soberana, traduzido para o latim como Maria.
Diz a tradição cristã que São Joaquim morreu com a idade de oitenta anos, quando Maria Santíssima era ainda menina de doze anos. Até então, ela era aluna da escola do Templo de Jerusalém, onde fora oferecida aos três anos de idade.
Além da paternidade de Maria, supõe-se que Joaquim possa ter tido uma outra filha cujo nome teria sido Salomé. Pois no verso 25 do capítulo 19 do Evangelho segundo João diz que aos pés da cruz estava a irmã de Maria.
No catolicismo
A devoção aos pais de Nossa Senhora é muito antiga no oriente, onde foram cultuados desde os primeiros séculos da era cristã, atingindo sua plenitude no século VI. Já no ocidente, o culto de São Joaquim tornou-se muito difundido no século XV.
Sua festa era celebrada originalmente no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.
Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.
Marcadores: biblia
PARA ENCONTRAR A PESSOA CERTA É PRECISO SER A PESSOA CERTA.( FORMAÇÃO)
Postado por Pastoral da crisma às 06:48É preciso preparar-se para o namoro.
Vivemos em uma sociedade que cada vez mais despreza todas as formas de compromisso e de seriedade relacional. Diante disso, experiências de supostas aventuras momentâneas acabam, na maioria das vezes, prevalecendo diante do desejo de se viver um comprometimento sério no namoro.
De fato, em meio às frágeis concepções relacionais existentes em nosso tempo, torna-se cada vez mais difícil encontrar “a pessoa certa” para se viver um sadio relacionamento afetivo. Além do que, neste processo de encontrar a pessoa certa muita paciência e sabedoria são necessárias.
Aqui se aplica concretamente a antiga máxima: “Antes só do que mal acompanhado”, pois, em tais circunstâncias uma escolha errada pode acarretar terríveis e desagradáveis consequências: afetivas, emocionais e existenciais.
Para se encontrar a pessoa certa é preciso antes ser a pessoa certa, ou seja, é necessário estar preparado para tal encontro, para, assim, poder oferecer o melhor de si ao outro.
O namoro é uma realidade para a qual é preciso preparar-se, e preparar-se bem: através oração e vivência dos sacramentos, buscando a própria cura interior, procurando moldar as fragilidades do temperamento, entre outros. Enfim, para ser a pessoa certa para o outro se faz necessário estar bem consigo, com os próximos e, principalmente, com Deus.
E só está realmente bem aquele que não centrou seu coração em si mesmo, mas n’Aquele que lhe é infinitamente superior, dando a Este a total prioridade em tudo o que se é e se faz. O encontro com um “outro” não pode ser a única e cega meta da vida, mas ao contrário, deve ser a simples consequência do encontro com o “Outro”, que confere o verdadeiro lugar para todo e qualquer afeto humano.
Quem ainda não colocou o Sagrado no centro de sua existência não está pronto para viver um relacionamento sadio, pois correrá o sério risco de divinizar o outro, dando a este um lugar devido somente a Deus e, consequentemente, exigindo dele o que somente o Senhor pode lhe oferecer, tornando, dessa forma, a relação pesada e sufocante.
Existem lacunas em nós que somente o amor de nosso Autor poderá preencher, e apenas a partir de um profundo encontro com Ele nossos relacionamentos poderão tornar-se maduros e realmente bem sucedidos.
O amor só pode ser vivenciado com vida e equilíbrio, onde o “Amor” verdadeiramente saciou as fragilidades e vazios do coração.
Vivendo a partir de tais princípios e cuidando sempre e bem do coração, nós nos tornaremos capazes de inaugurar as devidas vias que precederão a tão desejada interação, a ser realizada pelo namoro, e poderemos assim saborear seu posterior êxito e plenitude.
Deus o (a) abençoe!
Adriano Zandonáverso.zandona@gmail.comAdriano Zandoná Seminarista e Missionário da Comunidade Canção Nova.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
OS SETE SACRAMENTOS
Postado por Pastoral da crisma às 05:35Os sacramentos nos dão a graça de Deus . E a graça de Deus é um "dom" ou presente, por isso mesmo se chama "graça", porque nos é dado de graça (Cf. Ef. 2,1-10) e Jesus é a Fonte da Graça.( Ap. 21,6).por isso, costuma-se dizer que os SACRAMENTOS são os "CANAIS" por meio dos quais a "ÁGUA VIVA" da SALVAÇÃO chega até nós.
- BATISMO: nos tira o pecado original, dá a nós a vida da graça e nos faz membros da Igreja.É um novo nascimento. ( Jo 3,5).
- EUCARISTIA: é a celebração da Ceia do Senhor , na qual Ele nos dá o seu Corpo e o seu Sangue como alimento para a vida eterna.( Lc 22,19).
- CRISMA:quando chegamos à idade jovem, queremos cosntruir um mundo melhor. Então recebemos a Crisma, que nos dá a força do Espiriro Santo pra vivermos a vocação do nosso Batismo. ( At. 10,38).
- PENITENCIA: somos pecadores, " Deus porém não quer a morte do pecador, e sim que eles se convertam e vivam" ( Ez. 18,32). Por isso Jesus deu a sua Igreja o poder para perdoar nossos pecados.(Jo 20, 22-23).
- MATRIMONIO: Deus tinha dito ao homem e a mulher "crescei e multiplicai-vos" e Jesus tornou santificado e santificante o amor do marido e da mulher.( Gn 1,28.2,18 ; Mt 19,3
- ORDEM: Deus quer usar do shomens para salvar os homens, por isso, Ele chama algumas pessoas, que a Igreja consagra, são os padres, bispos e diáconos.( I Tm 2,5).
- UNÇÃO DOS ENFERMOS:depois de orar o padre unge a fronte e a palma da mão do doente como óleo dos enfremos, pedindo a Deus que lhe conceda o perdão dos pecados, a saúde, a paz e o conforto espiritual.( I Tiago 5 ,13-16).
JESUS INSTITUI OS SACRAMENTOS
Postado por Pastoral da crisma às 05:16" A quem tem sede, eu darei gratuitamente da agua da fonte da vida." Ap. 21,6
Jesus usava de palavras e sinais sensiveis para manifestar o amor que Deus tem por nós. Para curar o surdo-mudo , Ele tocou as orelhas e a lìngua do homeme com o dedo e disse-lhe :" Abra-te".
E o surdo-mudo começou a falar.Assim , são os Sacramentos, sinais sensiveis e eficazes da graça de Deus , instituidos por Jesus Cristo para a nossa salvação.
EX: no Batismo, o sinal sensivel é a água e as palvras :" Eu te batizo em nome do PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO."
O importante é a graça e o amor de Deus, que nós não vemos mas que nós é dado por meio de sinais sensiveis.
sábado, 10 de julho de 2010
Liturgia de hoje
Postado por Grupo CLL às 07:02— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!
26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Marcadores: biblia
sexta-feira, 9 de julho de 2010
SANTÍSSIMA TRINDADE
Postado por Pastoral da crisma às 07:59
“... e o Espírito de Deus pairava sobre as águas”.Gn 1, 2c
“Então Deus disse: façamos o homem à nossa imagem e semelhança”.Gn 1,26ª
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus.” Jo 1,1-2
A Santíssima Trindade é o mistério máximo de nossa fé. Supera a capacidade da nossa inteligência. O importante, porém, não é o entender o mistério, mas viver o amor de Deus.O evangelista João, que foi o amigo íntimo de Jesus e chegou mais perto do mistério (cf. 1º Jo 4, 7-8). “Caríssimos, amemo – nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”.
Deus é um só, mas são 3 as pessoas divinas, realmente distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. As 3 pessoas divinas são 1 só Deus porque são consubstanciais, isto é, têm uma só e a mesma natureza divina, e portanto as mesmas perfeições e atributos, e as mesmas obras externas.
As 3 pessoas divinas distinguem –se uma das outras pelas relações existentes entre elas, pois: o Pai (Javé ) gera o Filho ( Jesus) e o Espírito Santo ( amor do Pai e do Filho) que procede de um e do outro. Isso não significa, porém, que uma pessoa divina seja anterior a outra, porque as 3 são igualmente eternas.
Os homens não podem compreender como Deus pode ser, ao mesmo tempo, uno e trino. É um mistério: o mistério da Santíssima Trindade, o maior mistério de nossa fé católica.
Mistério de 1 só Deus em 3 pessoas distintas: o Pai que nos criou, o Filho Jesus que nos salvou e o Espírito Santo que nos santifica e orienta.
Santo Agostinho e o menino
“Tentando aprofundar o mistério de um só Deus em 3 pessoas, Santo Agostinho passeava pela praia quando observou um menino que, com uma concha, trazia água do mar e a despejava num buraquinho feito na areia. Perguntando sobre o que fazia, o menino respondeu que queria transportar toda a água do mar para aquele buraquinho. O Santo sorriu e lhe disse: “Não vês que isso é impossível ?”O menino, que na verdade era um Anjo do Céu, lhe disse: “Mais fácil será caber neste buraquinho toda a água do mar, do que a mente humana penetrar os mistérios da Santíssima Trindade.” ”
Leitura: Gn 1,1-3.26 CIC 232-234; 240; 241; 243-245; 249; 253; 254; 258; 259
Jo 1,1-3.9,10.14.18
Jo 14, 23-26
Jo 15,26
Jo 16,5-15
Marcadores: biblia
LECTIO DIVINA ou EXERCÍCIO DE LEITURA ORANTE DA SAGRADA ESCRITURA
Postado por Pastoral da crisma às 07:58Essa leitura orante, bem praticada, conduz ao encontro com Jesus-Mestre, ao conhecimento do mistério de Jesus-Mestre, à comunhão com Jesus - Filho de Deus e ao testemunho de Jesus-Senhor do universo.
Com seus 4 momentos ( leitura, meditação, oração, contemplação), a leitura orante favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo.
Como fazer?
Inicie invocando o Espírito Santo, que nos faz conhecer a vontade de Deus Pai. Depois, deverá dar o 1º passo na Lectio divina: a LEITURA. Leia, com calma e atenção, um pequeno trecho da Bíblia. Se for preciso, leia o texto quantas vezes forem necessárias. Procure identificar as coisas importantes deste trecho da Bíblia: o ambiente, os personagens, os diálogos, as imagens usadas, as ações. Você conhece algum outro trecho parecido com este que já leu? Ë importante que você identifique tudo isto com calma e atenção, como se estivesse vendo a cena. É um momento para conhecer e reconhecer a Boa Notícia que este trecho traz!
2ºpasso: MEDITAR, é o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus: é hora de saborear a Palavra de Deus e não apenas estudá-la. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com sua vida. Feche os olhos, isto pode ajudar. É preciso concentrar-se!
3º passo: REZAR, toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado. Esta oração é um momento muito pessoal que diz respeito apenas à pessoa e Deus. É um diálogo pessoal! Não se preocupe em preparar palavras, fale o que vai no coração depois da meditação: se for louvor, louve; se for pedido de perdão, peça perdão; se for necessidade de maior clareza, peça a luz divina; se for cansaço e aridez, peça os dons da fé e esperança. Enfim, os momentos anteriores, se feitos com atenção e vontade, determinarão esta oração da qual nasce o compromisso de estar com Deus e fazer a sua vontade.
4º passo: CONTEMPLAR, desta etapa a pessoa não é dona. É um momento que pertence a Deus e sua presença misteriosa, sim, mas sempre presença. É um momento no qual se permanece em silencio diante de Deus. Se ele o conduzirá a contemplação, louvado seja Deus! Se ele lhe dará apenas tranqüilidade de uns momentos de paz e silencio, louvado seja Deus! se para você será um momento de esforço para ficar na presença de Deus, louvado seja Deus!
Pronto, agora leve a Palavra de Deus e o fruto desta oração para a sua vida. Produza os frutos da Palavra de Deus semeada no seu coração, frutos como: paz, sorriso, decisão, caridade, bondade, paciência, alegria... Não se preocupe se alguma coisa não for bem, um dos frutos da Palavra de Deus é a noção do erro e a conversão pela sua misericórdia. O importante é que a semente da Palavra de Deus produza frutos, se 30,60 ou 100por um...o importante é que produza, e que o Povo de Deus possa ser alimentado pelos testemunhos de fé, esperança e amor.