terça-feira, 29 de junho de 2010

29 DE JUNHO

DIA DE SÃO PEDRO e São Paulo

São Pedro, o Pescador de homens

São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e seu primeiro Papa.

Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las, dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar".

No dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas. Além disso, se alguém amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, ele tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida àquele que o amarrou, em homenagem ao santo.

Acalanto de São Pedro

Acalanto registrado em Cunha (São Paulo):

Acordei de madrugada,
fui varrê a Conceição.
Encontrei Nossa Senhora
com dois livrinhos na mão.

Eu pedi um pra ela,
ela me disse que não;
eu tornei a lhe pedir,
ela me deu um cordão.

Numa ponta tinha São Pedro,
na outra tinha São João,
no meio tinha um letreiro
da Virgem da Conceição.

A festa de São Pedro

Em homenagem ao santo, acendem-se fogueiras, erguem-se mastros com sua bandeira e queimam-se fogos; porém, a noite de 29 de junho não é tão empolgante quanto a animação verificada na festa de São João.

Também se fazem procissões terrestres, organizadas pelas viúvas, e fluviais, pois, como vimos, São Pedro é o protetor dos pescadores e das viúvas. Em várias regiões do Brasil, a brincadeira mais comum na festa é a do pau-de-sebo.

Embora São Paulo também seja homenageado em 29 de junho, ele não é figura de destaque nas festividades desse mês.

VIDA DE SÃO PAULO

Paulo nasceu em Tarso, capital da Cilícia, na Ásia Menor, cidade aberta às influências culturais e às trocas comerciais entre o Oriente e o Ocidente. Descende de uma família de judeus da diáspora, pertencente à tribo de Benjamim, que observava rigorosamente a religião dos seus pais, sem recusar os contactos com a vida e a cultura do Império Romano.

Os pais deram-lhe o nome de Saul (nome do primeiro rei dos judeus) e o apelido Paulo. O nome Saul passou para Saulo porque assim era este nome em grego. Mais tarde, a partir da sua primeira viagem missionária no mundo greco-romano, Paulo usa exclusivamente o sobrenome latino Paulus.

Recebeu a sua primeira educação religiosa em Tarso tendo por base o Pentateuco e a lei de Moisés. A partir do ano 25 d.C. vai para Jerusalém onde frequenta as aulas de Gamaliel, mestre de grande prestígio, aprofundando com ele o conhecimento do Pentateuco escrito e oral.

Aprende a falar e a escrever aramaico, hebraico, grego e latim. Pode falar publicamente em grego ao tribuno romano, em hebraico à multidão em Jerusalém (Act 21,37.40) e catequizar hebreus, gregos e romanos.

Paulo é chamado “o Apóstolo” por ter sido o maior anunciador do cristianismo depois de Cristo. Entre as grandes figuras do cristianismo nascente, a seguir a Cristo, Paulo é de facto a personalidade mais importante que conhecemos. É uma das pessoas mais interessantes e modernas de toda a literatura grega, e a sua Carta aos Coríntios é das obras mais significativas da humanidade.

Escreveu 13 cartas às igrejas por ele fundadas: cartas grandes: duas aos tessalonicenses; duas aos coríntios; aos gálatas; aos romanos. Da prisão: aos filipenses; bilhete a Filémon; aos colossenses; aos efésios. Pastorais: duas a Timóteo e uma a Tito.

Quando estava preso em Cesareia, Paulo apela para César e o governador Festo envia-o para Roma, aonde chegou na Primavera do ano 61. Viveu dois anos em Roma em prisão domiciliária. Sofreu o martírio no ano 67, no final do reinado de Nero, na Via Ostiense, a 5 quilómetros dos muros de Roma.

domingo, 27 de junho de 2010

Confira o vídeo de uma parte do retiro que os crismando realizaram no dia 13/06/2010:


terça-feira, 15 de junho de 2010

São João Batista

CELEBRADA NO DIA 24 DE JUNHO

Percebemo, no evangelho, a importância que João Batista teve na vida de Jesus, sendo seu primo e precursor. Ele foi enviado por Deus para preparar a chegada do messias, Jesus Cristo. Era filho de Zacarias e de Isabel, prima de Maria.

Um dos mais lindos textos do evangelho relata o encontro de Maria e Isabel grávida de João. Isabel, assim que ouviu a saudação de Maria, sentiu a criançase agitar no seu ventre e cheia do Espírito Santo bendisse a Maria como mãe de Jesus. Maria respondeu com cântico cheio de profecia: o "MAGNIFICAT"(Lc 1,39-59).

No início de sua vida pública, Jesus se aproximou de João Batista e João o aponta como o Messias, dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1,29). Sua pregação atraia multidões, apesar de ser enérgico quando anunciava a mensagem de Deus e denunciava as injustiças praticadas pelos fariseus e saduceus.

Reflexão

'Alegria, caminho de Deus'

Última atualização em 07/06/2010

Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Missionário Redentorista

Entra na alegria do teu Senhor!

As virtudes são uma coroa de pérolas na qual cada uma tem sua beleza e força. E, ligadas entre si pelo fio do amor, formam uma unidade. A alegria é uma virtude sempre urgente. Se toda a virtude procede de Deus e é uma participação de sua natureza, podemos nos perguntar? – ‘Deus alegre?’. Lemos em Neemias: “Não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força (Ne 8,10). O amor vivido no seio da Trindade Santa é eterna alegria. Na mútua entrega e no mútuo acolhimento perpassa a alegria de existir e ser. Jesus a testemunha quando na a parábola dos talentos: “Muito bem, servo bom e fiel.... Vem participar de minha alegria!”(Mt 25,21).

As ações de Deus sempre foram de libertação e provocavam profunda alegria no povo, como vemos na escolha dos patriarcas, na libertação do Egito, nos milagres do deserto, nas promessas e nas alianças que fez. Igualmente Jesus, em o Novo Testamento, causa desmedida alegria nos pastores, nos Magos, nas pessoas que curou, na sua presença de Ressuscitado. As parábolas de Jesus relatam a alegria da salvação. Lembramos a parábola da ovelha perdida, do pai misericordioso e o filho pródigo, no acolhimento dos pecadores como Zaqueu.

Os encontros com Jesus eram sempre de alegria. Essa alegria do povo nascia da alegria de Jesus em poder entregar às pessoas o Reino que recebera do Pai e agora tornava presente. Ele foi “ungido com o óleo da alegria” (Sl 97,7). A salvação é fonte de alegria, como narra Isaías: “Portanto, com alegria, tirareis águas das fontes da salvação” (Is 12,3). Já ouvi de um pregador, santo, dizer: “Jesus não ria, somente sorria”. Não será isso negar sua humanidade? A alegria é algo interior, mas que se expressa de muitos modos. Fico a imaginar, aquele grupo de homens simples, andando com Jesus, com a simplicidade espontânea, o quanto não devem ter divertido Jesus. Não podemos ter medo de Jesus ser humano. Aproximar-se de Jesus é já viver a alegria de Deus. Viver a virtude da alegria é já anunciar a Boa-Nova de Jesus.

Alegria é filha do amor

A alegria do Pai é ver a alegria dos filhos. O que Jesus sempre pregou foi o amor uns aos outros. Ensina: “Este é meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12). Este amor se constrói dentro de uma comunidade e é a alegria de viver, como lemos em Atos: “Dia após dia, unânimes, freqüentavam o Templo e partiam o pão pelas casas, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração” (At 2,46).

Essa alegria é alimentada pelo Espírito Santo: “Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo” (At 13,52), pois o “Reino de Deus... é justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14,17). Jesus comunicou a alegria a seus discípulos e quer que seja uma dominante da comunidade nascente. Uma das experiências mais autênticas de Deus é o sentimento de profunda alegria que nos invade. Há uma razão: a presença de Deus em nós. Os fiéis curtem essa alegria em suas festas e na singeleza de seus relacionamentos.

A força da Alegria

Retomando o texto de Neemias “não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força” (Ne 8,10), notamos que a alegria nos coloca acima das dificuldades da vida. Somos ungidos pelo Espírito que “nos ungiu com óleo de alegria” (Sl 45,7). O Evangelho é uma boa notícia de vida que provoca alegria. Os sofrimentos, mesmo que nos levem às lágrimas, não destroem as mil razões que temos de ter alegria. Seremos úteis ao mundo se formos instrumentos da alegria de Deus. Ela aliviará a cruz que carregamos. Cultivar a tristeza, mesmo com razão, não edifica. Alegrai-vos sempre no Senhor! (Fl 4,4).

Fonte: A12

segunda-feira, 14 de junho de 2010






Os crismando de Igaraçu (2010) participaram de um retiro espiritual, onde puderam aprender, compreender e entender um pouco mais sobre a igreja e seus mistérios.

O encontro aconteceu na escola José Conti, começou as 8:30 e teminou as 17:30, foram algumas horas de oração e louvor a Deus. O retiro contou com algumas palestras sobre diversos temas!!!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Santo Antonio - 13 de junho

Santo Antônio teve uma vida totalmente voltada para Jesus. Entrou para o seminário ainda criança, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis.

Ele ajudava nos serviços mais humildes e era um homem muito culto na doutrina da Igreja. Atendia as pessoas em confissão durante horas.
Santo Antônio ainda em vida, intermediou muitos milagres e continua interceder por nós até hoje.
Ele é o padroeiro do matrimônio e é um santo muito popular e querido pelos católicos.


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Santos do mês de Junho

Os santos comemorados nesse mês de junho são também um dos mais polulares entres os católicos, são eles:


SANTO ANTÔNIO: 13 de junho

SÃO JOÃO BATISTA: 24 de Junho

SÃO PEDRO E SÃO PAULO: 29 de Junho

E vocês poderão conhecer um pouco mais desses santos nesse mês!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Encontro dos catequistas em botucatu-2009




No dia 29/03/2009 a equipe dos catequistas menos o rafael de Igaraçu esteve presente em Botucatu para participar do encontro de catequistas de nossa arquidiocese.Participamos da Santa Missa com o nosso arcebispo Dom Mauricio e contamos com a presença de diversos padres de nossa arquidiocese, entre eles a presença do Cônego Alberto, Padre André(nosso paroquiano), Irmã Gema ( coordenadora da catequese e crisma nas RPs) e a animação ficou por conta do nosso querido Cônego Marcelinho ( Lençois Paulista).






Encontro dos crismandos -2010






Como de costume a pastoral da Crisma de Igaraçu está se preparando para realizar o encontro dos crismandos com o tema " VIVÊNCIA NO ESPIRITO", que tem como objetivo levar os crismandos a uma intimidade com Jesus.O encontro ocorrerá no dia 13/06 e terá inicio as 8:30 da manhã com café e seguirá com a missa.



Contará ainda com a presença de diversos pregadores e uma deliciosa animação para expressar toda a alegria dos jovens como nos anos anteriores.



Deixo aqui todo o meu agradecimento aos catequista pelo desempenho em realizar este encontro e por aceitarem o chamado de Jesus assim como Maria. Para matar a saudade deixo anexo fotos dos encontros anteriores e que Deus abençõe vocês...Raquel



Festa de Corpus Christi




A nossa pastoral botando a mão na massa, enfeitando as ruas de Igaraçu para a Festa do corpo de Cristo !!!!!








A prof° Adriana concentrada no trabalho, as outras fugiram na hora da foto, num encontrei nem uma!!! rs










Olha a molecada trabalhando!

Pastoral da crisma ajuda na confecção dos tapetes para celembrar o CORPO DE CRISTO


Todos os católicos do mundo inteiro comemoraram na ultima quinta-feira (3) Corpus Christi, que significa o Corpo de Cristo. Essa festa foi instituida
pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. E com o tempo ela foi tomando grandes proporções.

Como tradição muitos os católicos acordaram muito cedo para a confecção dos tapetes, onde o santíssimo iria passar, e não foi diferente na cidade de Igaraçu do Tietê onde varias pastorais e pessoas da comunidade, onde logo muito cedo antes do nascer do sol, preparavam os tapetes para a procissão.



A missa na cidade aconteceu na Matriz de São Joaquim no centro da cidade que foi tomada por muitos fiéis, e foi celebrada pelos padres Valter e José, onde logo a pós houve a procissão pelas ruas enfeitadas onde o padre levou o Santíssimo para abençoar os quatro cantos da cidade.

Visitantes pelo mundo